Relatório Anual de Atividades - RAA/NAIA

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 09h49 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 16h48 | Acessos: 577

O presente relatório apresenta um detalhamento das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica - NAIA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, setor vinculado a reitoria desta instituição. Neste documento, será exposto a estrutura organizacional da unidade e subunidades, seus dirigentes, principais iniciativas na área da inclusão e acessibilidade e resultados obtidos.

imagem_2023-05-02_142947784.png

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) setor vinculado a reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), tem por finalidade promover ações que visem a redução e eliminação de barreiras que dificultem a inclusão das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e/ou altas habilidades/superdotação no ambiente universitário. Com base no exposto, em 2021, o núcleo buscou garantir as condições de acessibilidade aos discentes público-alvo da educação especial, visando diminuir os impactos ocasionados pela necessidade de manutenção do ensino remoto e demais mudanças ocorridas no funcionamento da instituição devido a pandemia de COVID-19. Deste modo, a atuação do NAIA contribuiu com o objetivo estratégico de “Fortalecer e diversificar as iniciativas de assistência, integração estudantil, acessibilidade, promoção e respeito à diversidade, com vistas à permanência dos discentes, mobilizando todas as áreas da Unifesspa”, conforme descrito no Plano de Desenvolvimento Institucional – 2020-2024 (PDI) da instituição.

imagem_2023-05-02_143603604.png

Em 2022, novos desafios foram postos, para o Naia, contudo, na medida de sua capacidade, ofertou atendimento direto aos estudantes público da educação especial, ofertando auxílios, produzindo materiais acessíveis, orientações e formações individuais e coletivas, remotas e presenciais, entre outras atividades.

Relatório Anual de Atividades 2022 NAIA