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Histórico

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 10h47 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2017, 11h49 | Acessos: 758

HISTÓRICO


     O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica configura-se como uma unidade acadêmica de grande envergadura considerando a atual política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do Ministério da Educação/MEC que pretende se institucionalizar no contexto de criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que se compromete com os princípios de inclusão acadêmica de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação que atualmente compõem o público-alvo da educação especial. Ao mesmo tempo em que visa orientar na acessibilidade física, técnica e pedagógica da UNIFESSPA.

A experiência acumulada na área de Educação Especial pelo Campus Universitário de Marabá/UFPA, através da aprovação de importantes projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão, estão refletidas em produções acadêmico-científicas de pelo menos sete anos de atuação do Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial – GEP/NEES/UFPA. Ao mesmo tempo em que este grupo composto por docentes, técnicos, bolsistas e colaboradores externos contribuíram com ações de acessibilidade de alunos com deficiência do ensino médio com surdez e deficiência visual, culminando com aprovações e ingresso de alguns desses alunos no ensino superior no Campus de Marabá – UFPA e UEPA.

Com este ingresso outra etapa importante de experiência foi desenvolvida no esforço de apoiar a inclusão acadêmica de alunos que a cada ano ingressaram no ensino superior do Campus Universitário de Marabá. Nessa trajetória de atuação, objetivou-se contribui com a implementação da política nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no ensino superior (BRASIL, 2008), desenvolvendo práticas de inclusão acadêmica e apoio a processos de formação inicial e continuada na área de Educação Especial através de programas e projetos de extensão, pesquisa e ensino. Cabe destacar as atividades do Núcleo de Eletivo de Educação Especial do curso de Pedagogia e o Núcleo de Acessibilidade implantado em 2007 com o apoio financeiro do Programa Incluir do MEC (BRASIL, 2007), quando adquiriu-se equipamentos tecnológicos, material didático e de consumo para iniciar as atividades de acessibilidade para os alunos que compõem o público-alvo da Educação Especial.

Neste percurso muitos foram os desafios ao recebermos aluno com deficiência no ensino superior que requer uma infraestrutura básica, disponibilidade de profissionais com formação específica e que ao longo desta experiência, contou com colaboradores externos principalmente, com poucos equipamentos, materiais didáticos e falta de pessoal para trabalho no apoio a acessibilidade à inclusão acadêmica.

A experiência acumulada indica avanços, limites e potencialidades para a consolidação da oferta deste serviço em Educação Especial assegurado como direito educacional aos alunos com deficiência na forma de Núcleos de Acessibilidade nas instituições de ensino superior. E que no contexto de criação da UNIFESSPA, requer a previsão de recursos materiais, espaço físico e equipe de profissionais especializados na área para atuarem, ofertando um atendimento educacional especializado que apoiem a inclusão acadêmica e acessibilidade no espaço da nova universidade e concomitante, oportunize cursos de formação para docentes, técnicos e discentes na área de Educação Especial, estendendo também à comunidade externa, as contribuições de atividades de extensão e pesquisas que possam contribui com a melhoria na qualidade da educação no contexto da Amazônia paraense. 

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