Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação  

Publicado: Quarta, 04 de Mai de 2016, 11h59 | Última atualização em Terça, 10 de Dezembro de 2019, 15h58 | Acessos: 2661

O NAIA tem o propósito de contribuir com políticas e práticas institucionais de acessibilidade física, atitudinal e pedagógica de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação no esforço de minimizar as barreiras que obstaculizam o acesso a espaços, conhecimentos, bens culturais e interações sociais no ambiente universitário.

Seguindo este propósito, o núcleo organiza as suas ações de forma a se constituir em um espaço de apoio ao ensino, à pesquisa e extensão na área de educação especial e de acessibilidade. Além disso, o NAIA funciona ainda como uma instância para o atendimento direto dos discentes e de orientações a gestores, docentes, técnicos e demais discentes que compõem a comunidade universitária.

Em relação ao público externo da Universidade, o atendimento é realizado especialmente no formato de assessoria e ações extensionistas de formação de recursos humanos na área de educação especial. São organizados também espaços de formação voltados para a produção de recursos, produtos e metodologias acessíveis para contribuir com a educação básica e instituições especializadas que atuam com pessoas com deficiências, transtornos do espectro autista e superdotação. 

Configura-se, portanto, como um espaço pedagógico, administrativo, acadêmico e científico voltado à promoção da inclusão e da acessibilidade dentro e fora dos muros da Universidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página