Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIBEX 2018-2019 – Projeto “Práticas Extensionistas para Inclusão de Pessoas com Surdez: Aprendizagem de Língua Portuguesa como Instrumento de Participação Social”

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 09h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 10h13 | Acessos: 903

Objetivo Geral


  • Garantir, às comunidades surdas do entorno da Unifesspa e demais pessoas com surdez de Marabá, o direito de acesso ao ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita com estratégias adequadas às suas especificidades linguísticas.


Objetivo Específico


  • Sensibilizar as comunidades surdas de Marabá acerca da função social da Língua Portuguesa na modalidade escrita e possibilitar o aprimoramento de seu uso por sujeitos surdos;

  • Proporcionar, às comunidades surdas de Marabá, um ensino de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita fundamentado no uso de gêneros textuais presentes na vida cotidiana dos sujeitos participantes das oficinas;

  • Contribuir para a formação de discentes de licenciaturas da Unifesspa e de professores de surdos da educação básica no que se refere às especificidades educacionais de alunos com surdez, por meio da oferta de oficinas e minicursos, organizadas a partir dos dados coletados nas oficinas de Língua Portuguesa para surdos;

  • Propor discussões sobre temas transversais que auxiliem pessoas com surdez na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e possibilitem o exercício pleno da cidadania pelos mesmos;

  • Desenvolver e divulgar pesquisas voltadas para o ensino-aprendizagem, por pessoas com surdez, de Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita.

registrado em:
Fim do conteúdo da página