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PAPIM 2018-2019 - Projeto "Laboratório Interdisciplinar de Inovação no Ensino Inclusivo: Utilização e Desenvolvimento de Recursos e Tecnologias Assistivas Pedagógicas em Escolas da Educação Básica"

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 09h18 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 09h42 | Acessos: 722

Objetivo Geral


  • Aplicar a utilização e desenvolver, metodologias, recursos e modelos de materiais didático-pedagógicosAplicar a utilização e desenvolver, metodologias, recursos e modelos de materiais didático-pedagógicosadaptados/acessíveis inovadores do ensino para o público de alunos com deficiência visual, surdez, paralisia cerebral,deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

  • Oportunizar espaços de formação continuada a professores da Educação Básica sobre metodologias inovadoras para oensino inclusivo de alunos público alvo da educação especial com o uso de recursos e tecnologias assitivas

  • Contribuir com a formação docente de discentes de licenciaturas da Unifesspa no sentido de ofertar um espaço experimentalpara a produção de materiais didático-pedagógicos em condições acessíveis para qualificar o processo de escolarização dealunos público alvo da educação especial no ensino fundamental e médio de escolas públicas de Marabá.


Objetivo Específico


  • Mapear modelos de materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis produzidos e disponíveis na literatura para uso eMapear modelos de materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis produzidos e disponíveis na literatura para uso ereplicação com alunos público alvo da educação especial;

  • Sistematizar demandas sobre metodologias, recursos e materiais didático-pedagógicos que possam ser produzidos eadaptados nas condições de acessibilidade para os alunos público alvo da educação especial;

  • Selecionar e propor em colaboração com as professoras do atendimento educacional especializado e do ensino comumpropostas metodológicas capazes de propiciar uma escolarização qualificada dos alunos que demandam educação específica;

  • Desenvolver o processo formativos através de cursos sobre desenho universal de aprendizagem e oficinas de produção demodelos de materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis considerando as diversas áreas do conhecimento trabalhadasno currículo do ensino fundamental e médio de escolas parceiras do projeto;

  • Colaborar com o processo de inovações metodológicas, uso de tecnologias assistivas no processo de ensino e aprendizagemde alunos com deficiência visual, surdez, paralisia cerebral, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista naEducação Básica a partir da atuação de alunos das licenciaturas;

  • Envolver licenciandos na socialização os resultados das experimentações pedagógicas acessíveis através de diversosmomentos e metodologias formativas com professores da educação básica;

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