Parceria entre NAIA e Prefeitura de Nova Ipixuna promove formação em Língua de Sinais aos professores da rede municipal de ensino

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 08h55 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 08h56

No dia 13 de setembro de 2022, teve início  o Curso de Extensão de Libras na cidade de Nova Ipixuna, no Pará. O Curso é uma ação, vinculada ao Programa de Extensão Práticas Extensionistas em Inclusão de Surdos: Formação de Sujeitos Inclusivos e Construção de Contextos Acessíveis no Sudeste Paraense (PEINPS) que, por sua vez, é um programa de extensão acadêmica promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica- NAIA, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis- PROEX da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA. O PEINPS está em sua quarta edição, sendo esta última como Programa, nesta trajetória sempre atendeu a comunidade interna e externa da Unifesspa, incluindo municípios do entorno de Marabá. Nesta edição o PEINPS em parceria com a Secretaria de Educação de Nova Ipixuna expandiu a oferta do curso de Libras para o município, com a intenção de suprir parte da demanda existente nesta localidade.

A formação está sendo ministrada pelo Prof. Esp. Antonio Alves Cavalcante Junior com o apoio do bolsista de extensão João Mateus Carvalho Carneiro, graduando em Ciências Naturais pela UNIFESSPA. Os encontros são realizados quinzenalmente em uma das escolas do município e conta com mais de 30 participantes. O público atendido por essa ação do programa são, prioritariamente, os professores que atuam na rede municipal  de ensino, além de outros profissionais do apoio escolar.

Até o momento, o curso é ofertado na modalidade básica no município e visa principalmente a formação continuada desses docentes para que possam promover uma educação qualificada junto aos alunos surdos e com deficiência auditiva matriculados nas escolas de Nova Ipixuna. Assim, objetiva-se também contribuir para a valorização e difusão da Língua Brasileira de Sinais no Sudeste Paraense.

A coordenadora do departamento em Educação Especial, Profª Juliana de Paulo refletindo sobre essa ação afirma: “O curso de LIBRAS em Nova Ipixuna é de suma importância,  no sentido de que todos os cursistas têm como responsabilidade serem multiplicadores na comunidade escolar que atuam. Desta forma,  o nosso objetivo é que profissionais e alunos, se possível pais de alunos tenham oportunidades de aprendizagens básicas da LIBRAS,  para que nossos alunos e futuros alunos com  surdez e pais surdos possam ter acesso aos ambientes e construção de conhecimentos escolares, ou seja,  que não haja impedimentos de acesso por falta de comunicação”.

Corroborando, a Profa Raimunda Pereira, uma das participantes do curso declara: “ Como tantas outras línguas, LIBRAS também tem seus valores fundamentais em todos os públicos educacionais. Sou avó de uma criança surda e trabalho auxiliando alunos com outras especialidades. Daí apesar de muitas limitações (pessoais)  por conta das sete décadas e mais 2, estou bastante empolgada para adquirir mais essa prática de conhecimento, agradecida pela oferta, desejo muito prosseguir e alcançar mais esse objetivo, contando com a colaboração de todos em especial do nosso tão capacitado professor. Falo assim, porque confesso que achei que em certo momento não iria conseguir, mas ele fez me sentir capaz. Quero muito poder dialogar em LIBRAS com minha neta Júlia e outros.”

Desta forma, a Universidade compromete-se com uma das principais funções sociais que lhe é pertinente: contribuir na construção de uma sociedade inclusiva, equitativa e justa, assim, os conhecimentos produzidos no meio acadêmico e expandidos para a comunidade externa  pela extensão universitária beneficiam a elaboração de políticas públicas participativas e emancipatórias.