Acessibilidade como um direito fundamental: NAIA promove a oferta de materiais acessíveis para pessoas com deficiência.

Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2022, 15h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2022, 15h25

A Universidade tem como princípio oferecer uma formação de qualidade a todos os sujeitos inseridos no contexto da Educação Superior. Contribuindo, assim, na resolução dos desafios que se apresentam em nossa atual sociedade, especialmente por identificar e lutar contra as opressões e violências sofridas por diferentes grupos vulnerabilizados, dentre eles, as pessoas com deficiência.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), tem como escopo assegurar a permanência de alunos com deficiência por meio de ações afirmativas que promovem a acessibilidade no âmbito pedagógico, arquitetônico, informacional, comunicacional e atitudinal no ambiente acadêmico. Entre as diversas ações desenvolvidas, o NAIA colabora com a acessibilização de materiais pedagógicos, que consiste em tornar acessíveis materiais usados em sala de aula para alunos com deficiência, garantindo a permanência desses discentes na Educação Superior. Atualmente, o NAIA conta com um acervo de materiais acessíveis para leitor de tela, destinados para pessoas com deficiência visual dentro do ambiente acadêmico, como servidores e discentes, além da comunidade externa à Unifesspa.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), fica à disposição para atender tanto a comunidade acadêmica, como também a comunidade externa que pode entrar em contato com o Núcleo tanto para ter acesso aos materiais como também para trabalharem no próprio processo de acessibilização de materiais didáticos. Vale ressaltar que os materiais acessibilizados, por lei, só podem ser disponibilizados para pessoas com deficiência.

A Unifesspa faz parte da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) , que atua na colaboração entre instituições públicas de Ensino Superior, visando o compartilhamento de informações técnicas sobre a editoração de acervos adaptados e a cooperação de catálogos e acervos digitais adaptados, destinados ao atendimento e suporte informacional acadêmico das pessoas com deficiência visual.

Neste sentido, o Programa de Extensão “Práticas Extensionistas em Inclusão de Surdos: Formação de Sujeitos Inclusivos e Construção de Contextos Acessíveis no Sudeste Paraense (PEINPS), vinculado ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão de Assuntos Estudantis (PROEX), proporcionou uma ação do Círculo de Cultura Surda pelo Rio Tocantins e Rio Itacaiúnas no dia 07 de setembro, sendo que esta atividade tratou-se de um passeio pelos rios, com a finalidade de incluir os discentes com deficiência visual e auditiva em espaços culturais e de lazer, para discutir temas transversais de Marabá e regiões próximas. Nessa ação, o NAIA colaborou, disponibilizando um mapa em alto relevo, acessível para participantes com deficiência visual presentes no passeio. O mapa adaptado pelo Departamento de Acessibilidade do Naia foi da cidade de Marabá (Núcleos Urbanos, Rodovias Principais, Ferrovia, Terminal Ferroviário, Ilhas e Rios). As informações do mapa foram apresentadas em tinta e em Braille, bem como, cada parte foi feita em texturas diferentes, para possibilitar a pessoa com deficiência identificar cada área Veja alguns registros abaixo:

WhatsApp Image 2022 09 22 at 11.19.58

WhatsApp Image 2022 09 22 at 11.20.14