NAIA COLABORA COM EXPOSIÇÃO EM MUSEU: DIREITO, CULTURA E ACESSIBILIDADE.

Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 17h00 | Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 17h00 | Acessos: 304

NAIA COLABORA COM EXPOSIÇÃO EM MUSEU: DIREITO, CULTURA E ACESSIBILIDADE.

Imagem Postagem 1

No último dia 13 de agosto de 2022, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica- NAIA colaborou com a exposição que se pretende acessível “Estive na Amazônia e Lembrei de Você”, realizada pela turma de 2018 do curso de licenciatura em Artes Visuais  da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa, sob orientação dos Docentes Armando de Queiroz Santos Junior e Gil Vieira Costa  e em parceria com o Museu Municipal Francisco Coelho. O objetivo da ação foi realizar uma exposição tátil, no intuito de externar aspectos da história da Amazônia e de seus povos utilizando outros sentidos para além da visão como ferramenta de observação.

A exposição contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre discentes da Instituição - inclusive alunos cegos - e visitantes da comunidade externa à Unifesspa. A principal estratégia utilizada na exposição consistiu em vendar totalmente os participantes que, com o auxílio de seus mediadores, eram conduzidos até as obras para que estes pudessem, com o auxílio do tato, conhecer as obras expostas. Ademais, também houve a realização de uma oficina que buscou externar, por meio da elaboração de desenhos utilizando a técnica de flotagem, o que cada participante absorveu das obras. A coordenadora do Naia Lúcia Cristina afirmou que "Vemos poucas pessoas com deficiência em espaços culturais/artísticos em Marabá- como no Museu- isso ocorre não por desinteresse dessa população, mas sim por tais espaços em sua grande maioria apresentarem barreiras de acessibilidade que dificultam significativamente a presença desses sujeitos ali.”

Por conseguinte, em um segundo momento, por meio de uma roda de conversa, abriu-se espaço para que os participantes pudessem dar um feedback sobre como foi sua experiência na exposição, entre eles, os participantes com deficiência visual e surdos ressaltaram a importância do debate sobre a acessibilidade em espaços culturais e de lazer. Também expressaram sua alegria pelo encontro tão cheio de aprendizados e novas experiências.

Para tornar essa visitação acessível, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa atuou na legenda em Braille de cada obra, além de disponibilizar os Tradutores/Intérpretes de Libras Andreza Reuter e Antonio Cavalcante que atuaram durante toda a atividade garantindo a acessibilidade linguística para os participantes surdos presentes.